CRÓNICAS E ARTIGOS

COMO VAMOS VIVER DEPOIS DO CORONAVÍRUS?

A pergunta vale mais que um milhão de dólares, e a única resposta possível é “não sabemos”. Mas podemos antecipar cenários e desenhar caminhos. É isso que queremos fazer com os olhos postos no futuro.

Se dantes as dúvidas sobre o futuro já dominavam as reflexões dos maiores pensadores mundiais, agora, neste momento exato, incerteza é tudo o que temos. Ninguém sabe como vamos viver depois do coronavírus, em que é que vamos trabalhar ou de que forma, que outras ondas de microrganismos nos poderão abalar, como nos vamos deslocar, se poderemos voltar a abraçar os amigos ou, sequer, sabemos onde vamos morar.

As questões são muitas, mas para nenhuma há resposta concreta. E se é verdade que a incerteza pode levar-nos a um imenso abismo, também é verdade que nos oferece uma oportunidade de contribuirmos para a construção de algo melhor, mais justo e equilibrado. A decisão está não só nas mãos dos governantes do mundo inteiro, que neste momento desenham e põem em marcha planos de recuperação da economia devastada, mas também nas nossas, enquanto sociedade. Para cada tema que nos inquieta e sobre o qual queremos pensar em conjunto — desde a economia à saúde, passando pela Educação, Tecnologia, Ambiente, Turismo, Arquitectura ou Justiça, entre muitos outros –, encontrará alojadas aqui as reflexões de alguns dos mais importantes especialistas angolanos nas respectivas áreas. 

Primeiro em formato de talk e, depois, em artigos de desenvolvimento e entrevistas. “Como será o mundo pós-pandemia?” é a pergunta que lançamos, porque se o futuro é desconhecido, nós fazemos as apresentações.
Vai um debate sobre o futuro de Angola?
Como vamos viver depois do coronavírus?

CNJ "Custódio Nelo Jacinto"

Nenhum comentário:

Postar um comentário