"Relações Públicas é um processo estratégico de comunicação que constrói relacções (PONTE) de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos".
Todo negócio precisa de uma boa reputação para ter sucesso e prosperar. Na medida que uma empresa cresce, ela tem cada vez mais destaque na comunidade em que está inserida.
E embora isso dependa de diversos factores, como qualidade e confiabilidade, as Relações Públicas são um dos pilares para gerir reputação de uma empresa.
Ela permite comunicar sua marca e seus valores de forma ampla e criar narrativas em torno de seus produtos e serviços.
Um trabalho de Relações Públicas bem-feito permite que o público compreenda o que sua empresa tem a oferecer. Parece incrível, certo? Mas você sabe o que são Relações Públicas?
Os estudos em Ciênicas da Comunicação são divididos em vários campos como: jornalismo, Acessoria de Imprensa, publicidade e Relações Públicas (carinhosamente abreviadas como RP).
E embora muita gente saiba — ou, pelo menos, tenha uma nocção — do que faz um jornalista ou um publicitário, frequentemente surge a questão: o que exatamente um profissional de relações públicas faz?
Esse é o assunto que vamos tratar neste post!
Você vai entender:
O que é relações públicas
Como surgiram as relações públicas
O que faz o profissional de RP
O que é relações públicas no marketing
Mercado de trabalho
Como é o curso relações públicas
O que é relações públicas?
De forma simples, a PRSA (Sociedade Americana de Relações Públicas) definiu as Relações Públicas como um processo estratégico de comunicação que constrói relações de benefício mútuo entre as organizações e seus públicos.
Vamos desvendar isso para facilitar o entendimento e conhecer melhor os elementos definidores de RP.
1- Organizações: um agrupamento de pessoas em torno de uma causa comum. Uma organização pode ser uma empresa, um governo, um partido, ou seja, pode assumir várias formas.
2- Públicos: assim como as organizações, os públicos são múltiplos e abarcam em si diversos recortes sociais. Podemos pensá-los como agrupamentos de pessoas que interagem com uma determinada organização.
3- Processo comunicacional: como toda forma de comunicação, a actividade de RP envolve pelo menos duas partes (na prática, são múltiplas partes). Essas partes, que são as organizações e os públicos, se relacionam de formas diferentes para estabelecer processos de troca.
4- Processos não lineares: muito pelo contrário: eles acontecem de forma espontânea e multilateral. As relações públicas surgem como uma forma de compreendê-los e optimizar o relacionamento entre os vários agentes envolvidos.
5- Relações de troca: organizações e públicos se relacionam o tempo todo por diversas dinâmicas que podem agregar valor a ambas as partes.
Nesse sentido, as Relações Públicas surgem como forma de organizar as relações e processos de troca entre organizações e públicos, gerando benefício e valor para ambas as partes.
As organizações se beneficiam na medida em que conseguem transmitir sua mensagem e gerar uma percepção positiva de marca e serviços.
Já os públicos conseguem ter uma visão mais transparente das organizações e cobrá-las pelos serviços oferecidos e posicionamentos feitos.
Como surgiram as relações públicas?
Um dos maiores percursores das relações públicas, James E. Grunig, aponta que a aristocracia chinesa já praticava uma forma rudimentar de relações públicas há cinco mil anos.
Mas as relações públicas como campo profissional são estudadas a partir do início do século XX, ou seja, há cerca de 100 anos.
Como podemos ver, esse campo de estudo é relativamente recente.
Ele surgiu nos EUA a partir da necessidade que as empresas viram de se comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva. Naquela época, estava em andamento uma era acelerada de crescimento, marcada pela mecanização dos processos e exploração dos trabalhadores.
O movimento operário estava cada vez mais articulado e manifestava-se contra as grandes empresas. Com isso, essas empresas sentiram a necessidade de comunicar uma imagem melhor aos públicos.
O primeiro profissional de relações públicas que os estudiosos em comunicação consideram é Ivy Lee. De facto, ele é considerado o pai das relações públicas.
Ivy Lee fundou seu próprio escritório de relações públicas e trabalhou para grandes empresas para melhorar sua imagem e aumentar seus lucros. Ele reinventou a forma como as organizações se colocavam no mundo.
Ele pregava a humanização dos modelos de negócio e defendia a transparência, pregando a máxima: “O público deve ser informado”.
Isso sedimenta até hoje a forma como as relações públicas são vistas pelos estudiosos em comunicação: uma actividade para optimizar a relação entre públicos e empresas, com o objectivo de melhorar a experiência desses públicos.
Por ser uma área nova — não existia o curso nas Universidades e nenhuma forma de especialização — as relações públicas foram construídas a partir da prática.
Pelo mesmo motivo, os profissionais que trabalhavam para empresas nessa função tinham outras formações, principalmente relacionadas com as áreas de administração e gestão.
Assim, as relações públicas — que nem recebiam esse nome — surgiram como um cargo técnico e focado num aspecto de gestãol.
Com a evolução do campo, surgiu a necessidade de organizar os estudos para preparar novos profissionais.
O que faz o profissional de relações públicas?
A resposta está no próximo post... Até lá boa leitura!
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