A Covid-19 mudou nossas vidas. Não estou a falar simplesmente da rotina naqueles dias de isolamento, em que não podíamos fazer caminhadas ou ir aos nossos bares e restaurantes preferidos. Sim,tudo isso mudou o nosso quotidiano. Mas o meu convite para você é pensar nas mudanças mais profundas, naquelas transformações que devem moldar a realidade à nossa volta e, claro, as nossas vidas depois que o novo coronavírus baixar a bola.
Por isso talvez seja melhor mudar o tempo verbal da frase que abre este texto e dizer que o coronavírus vai mudar as nossas vidas. Mas como? Que cenários prováveis já começam a emergir e devem se impor no mundo pós-pandemia?
O mundo pós-pandemia será diferente
Entender que o mundo é novo é importante para nos prepararmos para o que vem por aí. Porque uma coisa é certa: o mundo não será como antes.
As transformações são inúmeras e passam pela política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público, entre outras coisas.
O ponto de partida é ter consciência de que os efeitos da pandemia devem durar quase dois anos, pois a Organização Mundial da Saúde calcula que sejam necessários pelo menos 18 meses para haver uma vacina contra o novo vírus. Isso significa que os países devem alternar períodos de abertura e isolamento durante esse período.
Diante dessa perspectiva, como ficam as actividades de lazer, cultura, gastronomia e entretenimento durante esse período? O que mudará depois? São questões ainda em aberto, mas há sinais que nos permitem algumas reflexões.
Ficar em casa ainda é a solução dos nossos problemas. O vírus que só se encontrava em Luanda já chegou nas províncias do Cuanza-norte, Bengo, Lunda-norte, Moxico, Cabinda e Uíge. Precisa de mais alguma informação para ficar em casa ou parar de furar a cerca sanitária?
Cuide-se e cuide da sua família!
CNJ - Custódio Nelo Jacinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário