terça-feira, 26 de maio de 2020

COVID-19: MAIS UMA CRIANÇA TESTA POSITIVO EM ANGOLA

Depois do anunciado ontem (25), mais uma criança  testou positivo para o novo coronavírus. De acordo com a Ministra da Saúde, Sílvia Paula Lutukuta, que falava hoje (26), na habitual conferência de imprensa de actualização dos dados da covid-19 no país, trata-se de um bebê de dois (02) meses de idade residente no bairro Hoji Ya Henda, no município do Cazenda, Luanda que se encontra sob  cerca sanitária.

Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta

Este caso, segundo a titular da pasta da saúde, está sob investigação, porque a mãe não tem covid-19, mas teve convívio com casos positivos.

Angola regista, assim, 71 casos positivos, com quatro óbitos, 18 recuperados e 49 activos a receber tratamento médico nos centros criados para o efeito.

Sílvia Lutukuta fez saber que, dos testes laboratórias efectuados, sete mil 580 são negativas, 71 positivas e 731 em processamento.

O país controla em quarentena institucional, mil 92 pessoas e quanto a vigilância epidemiológica estão a ser seguido mil 213 e 453 são casos suspeitos. 

 







segunda-feira, 25 de maio de 2020

ESTAMOS A CRIAR "PESSOAS FLÁCIDAS": AFIRMA PSICÓLOGA AFRICANA

Hoje, 25 de Maio,  comemora-se o Dia de África. Nesta data, os africanos  recordam o dia da criação da Organização de Unidade Africana em 1963, na Etiópia,  acontecimento que marcou o início de  um ciclo caracterizado,  pelo apoio  de uma organização continental  às lutas de libertação do colonialismo.

Passados  57 anos  desde  a  criação da Organização de Unidade Africana, é  inevitável e necessário  que  façamos uma avaliação   da evolução do continente berço da humanidade, ao nível económico e social, sendo a aposta no ensino, um dos maiores desafios.

Psicóloga Africana, Amélia de Almeida durante o lançamento da sua obra literária na UnIA



























Há muito que se vem fazendo uma comparação do ensino africano ao das outras realidades. Na visão da psicóloga africana, Amélia de Almeida este paralelo pode gerar conflitos.

“Quando falamos de ensino, temos que pensar no global. Hoje vamos aprendendo que existem várias metodologias de ensinar. Nós não podemos ver o resultado de uma avaliação, nós temos que ver resultados para o nosso povo” disse.

Num universo com múltiplas formas de aprender, a Docente acrescenta que precisamos “adaptar o ensino a nossa realidade e que por vezes as comparações têm pecado muito”.

O combate a fome e a pobreza, a melhoria do sistema educacional e o de saúde constituem os principais desafios dos africanos.

Para a psicóloga africana, o africano deve estar na linha da frente na resolução dos seus problemas. “Os alemães dão solução aos seus problemas, então os problemas do africano, não pode ser o asiático a dar solução, sublinhou.

Disse que, “nós (africanos) por vezes, apaixonados pelo bem-estar de uma outra realidade, achamos que na nossa (realidade) também deve funcionar assim. Nós temos que aprender a adaptar, finalizou.

Quanto ao sistema de educação, Amélia de Almeida defendeu a contextualização do ensino em África. “Nós estudamos em livros europeus e quando viemos transmitir o saber para os africanos, devemos medir que estamos a falar de um outro contexto, de alguém com uma capacidade cognitiva diferente, apesar de ter a mesma estrutura” sublinhou.

Para a docente universitária, hoje estamos a criar pessoas “flácidas”, pessoas que não dão respostas sociais, porque a nossa educação foi roubada por nós e por imitação do outro.

Sempre que nós, africanos, comemorarmos  o Dia de África, vale a pena  fazermos  um  balanço  do que  fizemos  e do que faltou fazer, para partirmos  para  a correcção dos erros  e  promovermos a construção  de sociedades cada vez  melhores  no continente.

 

 


domingo, 24 de maio de 2020

"PULA PULA" MARGINAL MAIS PERIGOSO DO CAZENGA: POSTO EM LIBERDADE

A Procuradoria da República junto ao SIC, colocou recentemente, em liberdade condicional Flávio Pascoal Tavares também conhecido como “Pula Pula”, utente do terminal 9250392233 que é tido como um dos mais temidos marginais do Cazenga por realizar assassinatos nos arredores deste município.

Nascido no bairro Cazenga, “Pula Pula” cresceu e notabilizou-se no Bairro da Madeira, Frescangol, localidade onde fez a sua carreira criminal. Por dominar o mundo do crime, o Serviço de Investigação Criminal ao tempo do comandante Eugénio Alexandre recrutou lhe para integrar a equipa de execução da Esquadra do IFA [Comando de Divisão do Cazenga].

Em Agosto de 2018, a Radio Luanda por via de uma reportagem do jornalista Liberato Furtado, noticiou que “Pula-Pula” estava preso, em conjunto com mais alguns elementos do SIC (Serviço de Investigação Criminal) do Rangel, dos quais se destacava o inspector-chefe Pacavira.

Aos olhos do público, “Pula-Pula” tornou-se conhecido depois de o jornalista Rafael Marques de Morais ter produzido um denominado relatório “O Campo da morte”, sobre as execuções sumarias nos municípios de Viana e Cacuaco, em que este marginal é citado pelas famílias das vitimas como o homem que mais jovens inocente executou nestas localidades de Luanda.

Depois da denuncia de Rafael Marques, a PGR (Procuradoria-Geral da República) formou uma comissão de inquérito para averiguar os factos e retirar conclusões. Pula-Pula figurava com triste destaque no referido relatório como um dos mais temíveis executores do SIC.

As execuções de “Pula-Pula”

Recordemos o testemunho pungente de uma mãe, Esperança Mafuta “Makiesse”, que viu o filho ser assassinado por Pula-Pula: “Mal atravessou a porta, a mãe ouviu o filho a gritar ‘Makiesse, sai, vem ver esse senhor que está a matar-me! Fui ver o que se passava e vi um dos homens a disparar três tiros contra o meu filho. Um tiro na mão esquerda, outro na mão direita e o terceiro na cabeça’. Makiesse identificou o assassino como sendo um dos mais famosos assassinos, ‘conhecido como Pula-Pula’, que opera a partir da Esquadra do IFA [Comando de Divisão do Cazenga] e tem jurisdição sobre a Esquadra do Cauelele.”

Afinal, continuando a ouvir a reportagem da Rádio Luanda (que faz parte da estatal Rádio Nacional de Angola) percebe-se que as razões que terão levado Pula-Pula à prisão não têm qualquer ligação com as suas actividades enquanto exterminador policial. Na realidade, nunca mais se ouviu falar da Comissão de Inquérito da PGR, nem de quaisquer medidas tomadas para evitar esses assassinatos.

Numa volta irónica da vida, Pula-Pula estará preso (a Polícia Nacional não confirma nem desmente) por ser bandido, por andar a assaltar casas. Veja-se bem, Pula-Pula andava a assassinar supostos bandidos que faziam assaltos, e, no entanto, ele também assalta casas!

No assalto concreto de que Pula-Pula é acusado, terão sido furtados 30 milhões de kwanzas da casa de um empresário estrangeiro. Aparentemente, um colaborador desse empresário informou o bando de investigadores criminais da existência do dinheiro, e os operacionais do SIC apressaram-se a assaltar a casa para ficarem com o dinheiro. Parece, pois, que quando matava assaltantes Pula-Pula não andava a fazer justiça pelas suas próprias mãos, mas apenas a eliminar a concorrência.

 


quarta-feira, 20 de maio de 2020

COVID-19: MAIS 6 CASOS CONFIRMADOS EM ANGOLA

Angola registou, nas últimas 24 horas, mais seis casos positivos de transmissão local da covid-19, informou hoje, quarta-feira, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.


Ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta

Ao fazer a habitual actualização de dados da pandemia no país, Sílvia Lutukuta revelou tratar-se de seis cidadãs nacionais contactos directos do “caso 26”, residentes do Futungo de Belas..

O “caso 26” envolve um cidadão angolano que regressou ao país no dia 18 de Março, proveniente de Portugal, que não cumpriu a quarentena domiciliar.

É  responsável, até ao momento, pela infecção de 19 pessoas, sendo a maior parte membros da sua família.

Devido ao "caso 26" as autoridades sanitárias mantém sob cerca sanitária o distrito urbano do Futungo, enquanto se espera pelos resultados das mais de 300 amostras recolhidas.

Angola soma, assim, 58 casos positivos, dos quais três óbitos, 17 recuperados e 38 casos activos (clinicamente estáveis), sendo 31 de transmissão local.

PR PODE REVOGAR DESPACHO QUE AUTORIZA COMPRA DE UM COMPLEXO HABITACIONAL

O Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço, poderá nos próximos dias, revogar o Despacho Presidencial n.º 65/20 , publicado em Diário da República Iª Série n.º 60 de 4 de Maio de 2020, que autoriza a compra de um complexo habitacional na comuna de Calumbo, Município de Viana,com objectivo de ser transformado em centro de tratamento de epidemias e pandemia.

PR João Lourenço

De acordo com o Correio da Kianda, que cita uma fonte do palácio, afirma que, uma suposta tentativa de sobrefacturação no negócio, de pessoas com ligações ao Palácio Presidencial estará na causa da revogação.

O complexo infra-estruturado de residências que poderá custar aos cofres do Estado “24 milhões e 976 mil e 189 dólares norte-americano (USD 24.976.189,49)” é constituida por casas precárias e abandonadas a quase 10 anos naquela comuna afecto ao Municipio de Viana.

A opinião pública, considera o gasto referente a aquisicaão das referidas residências, como sendo supérfluo, numa altura em que o país enfrenta uma crise sem precedentes.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

ISABEL DOS SANTOS CONTRATA ADVOGADO SÉRGIO RAIMUNDO

O escritório de advocacia “Sérgio Raimundo e Associados”, é considerado o maior  do país em número de advogados.



A empresária e filha do antigo Presidente da República, Isabel dos Santos, contratou a firma “Sérgio Raimundo e Associados”, o maior escritório de advocacia em Angola em número de advogados.

Esta sociedade de advocacia tem como patrono o advogado Sérgio Raimundo, uma figura ligada à defesa dos processos mais mediáticos no país. Como, por exemplo, o caso que envolveu o patrão da Quantum Global, antiga gestora dos ativos do Fundo Soberano de Angola, o suíço-angolano Jean-Claude Bastos de Morais, o ex-governador do Banco Nacional de Angola, Walter Filipe, o ex-ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, e o antigo chefe do SISM, o Serviço de Inteligência e Segurança Militar, o general António José Maria, mais conhecido por “Zé Maria”.

Muito familiarizado com processos do fórum criminal, Sérgio Raimundo tomou contacto com o processo, segundo fonte judicial da DW África, nas últimas três semanas.

Raimundo verificou a existência de alegados “documentos falsos”, como uma cópia de um passaporte atribuído a Isabel dos Santos, e que teriam sido a base de sustentação da acusação da Procuradoria-Geral da República de Angola (PGR) a solicitar “o arresto dos bens e contas bancárias” da empresária, junto da 1ª Secção da Sala do Cível e Administrativo do Tribunal Provincial de Luanda e, por extensão, no Tribunal da Relação de Lisboa, em Portugal.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

COVID-19 "PODE NUNCA DESAPARECER

"Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer", avisou Michael Ryan, durante a conferência da imprensa da OMS.

Covid-19 "pode nunca desaparecer", diz diretor-executivo da OMS
Michael Ryan, Diretor-executivo da OMS 

Michael Ryan, diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Emergências Sanitárias, disse esta quarta-feira que o novo coronavírus pode nunca desaparecer e pode passar a fazer parte do conjunto de vírus que todos os anos afetam (e matam) pessoas em todo o mundo.


"Este vírus poderá tornar-se em mais um vírus endémico nas nossas comunidades e pode nunca desaparecer. O VIH nunca desapareceu. Não estou a comparar as duas doenças, mas acho que é importante que sejamos realistas. Não há ninguém que possa predizer quando ou se esta doença vai desaparecer", disse o especialista na conferência da imprensa daquela organização da ONU.


Mike Ryan admite que, com a vacina, "talvez exista uma possibilidade de eliminar o vírus mas a vacina terá que ser altamente eficiente e terá que estar disponível para toda a gente, que tem que a tomar". "Esta doença pode tornar-se num problema a longo prazo ou poderá não se tornar", acrescentou.


Questionado pelos jornalistas, Mike Ryan disse que até ser retirada a declaração de pandemia em relação ao novo coronavírus "há muito caminho pela frente".


"Os países estão agora a tentar encontrar uma nova normalidade e vamos estar assim muito tempo", avisou, acrescentando que mesmo que a OMS reduzisse o nível de alerta a verdade é que o risco continua elevado em todo o mundo.

terça-feira, 12 de maio de 2020

ISABEL DOS SANTOS ACUSA AUTORIDADES DE USAREM PASSAPORTE FALSO COM ASSINATURA DE BRUCE LEE NO ARRESTO DE BENS

Isabel dos Santos acusa as autoridades angolanas e portuguesas de terem utilizado um passaporte falso seu, com a assinatura de Bruce Lee entre outras falsificações, para avançar com o arresto dos seus bens nos dois países.

Em comunicado, Isabel dos Santos diz que a Procuradoria-Geral de Angola usou como prova um “passaporte grosseiramente falsificado como supostamente pertencente” à empresária para que o tribunal decretasse em dezembro o arresto preventivo de bens e empresas, isto no âmbito de uma disputa de 1,1 mil milhões de euros reclamados pelo Estado Angolano.

A empresária angolana alega que são vários os sinais de falsificação e que é “pouco credível que o Estado angolano não pudesse distinguir um passaporte falso de um documento verdadeiro por si emitido”. Nomeadamente que não tivesse detetado a “maior aberração” de o passaporte ter a “assinatura do falecido mestre de kung-fu e ator de cinema Bruce Lee”. Mas há mais sinais: a foto do passaporte foi tirada da internet, a data de nascimento está incorreta, apresenta várias palavras em inglês (“businesswoman” e “married”) quando a língua oficial de Angola é português, por exemplo.

“Negócio do Japão”

Isabel dos Santos conta que este passaporte forjado estava a ser usado por um golpista na internet sobre um suposto “negócio do Japão” e no qual se fazia passar por um fictício empresário do Médio Oriente, atuando em nome da empresária. Para executar a burla, o golpista usou um passaporte falso de Isabel dos Santos como fachada, “engendrando um negócio fraudulento, sendo que pretendia burlar uma pequena empresa no Japão”.

Porém, tanto o passaporte falso como os emails foram usados como prova em tribunal para demonstrar que Isabel dos Santos pretendia ilegalmente exportar capitais para o Japão e sustentar o pedido de arresto.

A Procuradoria angolana criou perante o tribunal uma falsa aparência de que a cidadã Isabel dos Santos se preparava para levar dinheiro para o Japão e desejava dissipar e esconder o seu património, e era urgente apoderar-se destes bens”, acusa a defesa da filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Isabel dos Santos defende-se dizendo que “nunca conheceu e nem contactou as partes envolvidas neste esquema fraudulento e não tinha conhecimento da falsa proposta”. “A transação descrita nos e-mails é tecnicamente impossível, em tudo semelhante a uma típica burla de internet”, explica ainda em comunicado.

Portugal cooperou

Foi com base nestas falsificações que as autoridades judiciais angolanas solicitaram a outros países, designadamente Portugal, o arresto de bens. “A Justiça portuguesa decidiu cooperar com Angola, (…) e assim tem executado vários arrestos em Portugal com base em pedidos judiciais tomados e assentes em documentos forjados e falsos”, acusa Isabel dos Santos.

As autoridades procederam, em dezembro, ao arresto de várias empresas de Isabel dos Santos, nomeadamente Unitel, Banco BFA, Banco BIC, Hipermercados Candando, Cimangola, ZAP Media e todas as contas bancárias de Isabel dos Santos.

Em Portugal também foram arrestados vários bens e contas bancárias de Isabel dos Santos: Efacec, EuroBic, Zopt (detentora da Nos), entre outros bens.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

NEYMAR RECUSA REDUÇÃO SALARIAL

Neymar parece não querer aguentar mais uma temporada no Paris Saint-Germain e já está se movendo para tentar retornar a Barcelona.

O brasileiro não quer perder mais tempo, embora saiba que o clube catalão pretente investir pesado por outro atacante. A situação financeira dificulta a vinda de dois grandes nomes como Lautaro Martínez e Neymar, mas o craque do PSG está disposto a insistir. 

Na capa do jornal 'Sport' deste domingo, outro movimento de Neymar surge como uma tentativa de forçar sua saída. A publicação afirma que o atacante se recusa a baixar seu salário diante da grave crise causada pelo coronavírus.

Isso provocaria um problema entre o jogador e o clube, já que Neymar cobra 26 milhões de euros por ano e esses números são difíceis de alcançar tendo queda na arrecadação. Além disso, o jornal diz que Neymar pedirá ao clube parisiense para sair na próxima janela.

Enquanto isso, os catalães mantêm a expectativa com a situação ente o brasileiro e o PSG, sonhando com um retorno difícil de ser concretizado.

NEYMAR, JOGADOR DO PSG

sábado, 9 de maio de 2020

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO LIBERA PRODUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES

O Ministério da Educação vai liberar a produção de manuais escolares para corrigir a situação do ensino da língua portuguesa em Angola, contando com 38 especialistas recém formados, revelou nesta sexta-feira, em Luanda, a titular da pasta, Luísa Maria Alves Grilo.


MINISTRA DA EDUCAÇÃO, LUÍSA GRILO

Ao falar na cerimónia de encerramento da “Semana da Língua Portuguesa”, realizada de 4 a 8 deste mês, sublinhou que o Ministério vai definir os critérios para elaboração de manuais escolares, bem como os programas e os conteúdos para depois lançar o concurso para se submeter à elaboração dos manuais.

De acordo com a governante, o Ministério vai contar com uma equipa científica para avaliação e poder seleccionar a melhor proposta de livro, de formas a evitar erros nos manuais.  

Em relação ao acordo ortográfico que o país ainda não ratificou, a ministra considera que, os estudos apresentados no colóquio em alusão à Semana da Língua Portuguesa, são uma peça importante para que o Governo possa decidir se “rectifica ou não”.   

A ministra diz que a formação tem sido possível mediante a realização de trabalhos conjuntos levados a cabo pela Comissão Multissectorial cuja colaboração institucional tem permitido que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação atribua bolsas para especialização ao nível de mestrado e doutoramento.   

Segundo a responsável, parte destes técnicos apresentaram os resultados dos seus estudos na Semana da Língua Portuguesa e constituirão as equipas de desenvolvimento dos projectos de âmbito nacional.

Trata-se dos projectos Vocabulário Ortográfico Nacional, a Terminologia da Administração e o Observatório Linguístico Angolano.

Questionada sobre uma possível anulação do ano lectivo, Luísa Maria Alves Grilo, garante não haver anulação, tendo em conta ao facto de existirem ainda sete meses para “podermos fazer um ano lectivo mais curto sim, mas com a qualidade que se exige.   Definimos já os programas mínimos e assim que as condições se proporcionarem vamos retomar”.  

sexta-feira, 8 de maio de 2020

COVID-19: MAIS SETE CASOS POSITIVOS POR TRANSMISSÃO LOCAL

Angola registou sete novos casos de transmissão local de covid-19, elevando para 43 o total de pacientes que testaram positivo, desde Março último.

FRANCO MUFINDA, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA SAÚDE PÚBLICA

Com esse registo, eleva-se para 16 os casos de transmissão local, não havendo, até ao momento, ocorrências nas comunidades.

As sete novas ocorrências de transmissão local são contactos directos dos casos 26 e 31, sendo quatro da Guiné-Conacry e três de Angola.

Conforme o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava à imprensa esta sexta-feira, sobre o ponto de situação da pandemia, o país continua com dois óbitos, 11 recuperados e 30 doentes activos (estáveis).


quinta-feira, 7 de maio de 2020

CONSELHO DA REPÚBLICA FAVORÁVEL A PRORROGAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

O Conselho da República mostrou-se hoje (07), favorável a  prorrogação do Estado de Emergência,  a fim de conter a propagação da Covid-19 no país.
PR JOÃO LOURENÇO DURANTE A SESSÃO DO CONSELHO DA REPÚBLICA

A propósito da reunião do Conselho da República desta quinta-feira, a porta-voz do encontro, Rosa Cruz e Silva, fundamentou que persistem as razões da declaração do Estado de Emergência, acrescidas com o surgimento de casos de transmissão local.

O órgão de consulta do Presidente da República considerou fundamental a melhoria da distribuição de água à população que não tem acesso regular ao líquido.

A reunião deliberou que o funcionamento dos mercados ocorra de terça-feira a sábado e que se aumente os testes contra a Covid-19 à população.

Sob orientação do Presidente João Lourenço, o Conselho reconheceu que grande parte da população tem dificuldade em enfrentar as medidas restritivas do Estado de Emergência, por falta de meios de subsistência.

REUNIÃO DO CONSELHO DA REPÚBLICA

Neste particular, Rosa Cruz e Silva afirmou que foi sugerido que se encontre um equilíbrio entre o confinamento social e as dificuldades enfrentadas pelas famílias carenciadas.

Segundo a porta-voz, a sessão recomendou a interpretação correcta das disposições do decreto que estabelece o Estado de Emergência, para que a sua aplicação não seja desigual e dependente do entendimento subjectivo do agente da autoridade.

Nessa esteira, esclareceu que não há qualquer impedimento à circulação de viaturas transportando bens alimentares durante as 24 horas no país.

A sessão reconheceu também o trabalho da Polícia Nacional e dos órgãos de defesa e segurança.

REUNIÃO DO CONSELHO DA REPÚBLICA

Fazem parte do Conselho da República, o presidente da Assembleia Nacional, o presidente do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, líderes de partidos políticos com assento parlamentar e entidades convidadas.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

COVID-19: CIENTISTAS ITALIANOS GARENTEM TER CRIADO PRIMEIRA VACINA

Um grupo de cientistas italianos declarou, esta quarta-feira 06), ter criado a primeira vacina que neutraliza o novo coronavírus nas células humanas. Contudo, apesar de a vacina ter demonstrado ser um sucesso, ainda só foi testada em ratos.



Os testes foram realizados no Hospital Lazzaro Spallanzani, em Roma, onde os especialistas em doenças infeciosas criaram anticorpos em ratos aplicáveis aos humanos.  

"Pelo que sabemos, somos os primeiros no mundo que demonstraram a neutralização do coronavírus através de uma vacina", afirmou Luigi Aurisicchio, chefe-executivo da Takis, a empresa que está a desenvolver o tratamento, em declarações à agência de notícias italiana Ansa.

"Acreditamos que este tratamento funciona em humanos também. Os testes em humanos estão previstos arrancarem este verão", acrescentou o responsável. 

Luigi Aurisicchio referiu ainda que, para que este projeto resulte, a investigação necessita de "apoio nacional e internacional de instituições e parceiros que possam ajudar a acelerar o processo".

E como é que a vacina atua? De acordo com os responsáveis, após receberem apenas uma dose da vacina, os ratos desenvolveram anticorpos capazes de bloquear o vírus de infetar células. 

Os próximos testes que serão conduzidos irão focar-se em determinar por quanto tempo é que o sistema imunológico responde a este tratamento. 

Recorde-se que na semana passada, investigadores da University of Oxford, no Reino Unido revelaram que os primeiros resultados relativos à vacina que estão a desenvolver também para combater a Covid-19 estarão prontos em meados de julho

FAF RECEBE AKZ 150 MILHÕES DA ZAP

A Federação Angolana de Futebol (FAF) recebe anualmente AKz 150 milhões da operadora de televisão por satélite -ZAP, na qualidade de patrocinador oficial do Campeonato Nacional da primeira divisão "Girabola".


LOGO MARCA DA FAF

Geralmente envolto em secretismo, o presidente da federação, Artur Almeida e Silva, afirmou que necessita de mais do que tais valores para suportar a época futebolística, pelo que tem sido difícil.

Em recentes declarações à Angop, em Luanda, referiu ter a situação se agravado após o acentuar da crise financeira nacional e mundial, na sequência da qual a Unitel e a Sonangol deixaram de patrocinar.

O presidente cessante explicou ser a classe empresarial a principal parceira, mas não esclareceu, concretamente, que valores seriam necessários, por época, para a gestão da federação.

Recordou que o seu elenco assumiu o pelouro em 2016 e que encontrou um passivo de cerca de USD 10 milhões.

Artur de Almeida reconhece que a FAF  tem ainda por pagar três meses de salários aos funcionários, dívidas com a segurança social, com o banco BPC e com a seguradora ENSA.

COVID-19: ADOLESCENTE DE 15 ANOS TESTA POSITIVO

Um adolescente de 15 anos, que teve contacto directo com o “caso 26”, acabou infectado pela Covid-19, o que eleva para 36 o número de pessoas acometidas com a doença em Angola.



O mesmo encontra-se internado numa das unidades sanitárias de Luanda. O secretário de Estado para a Saúde Pública, que anunciou o facto, ontem, durante a conferência de imprensa que serviu para a actualização de dados, disse tratar-se de um caso de transmissão local do “caso 26”. E é nono registado no país. Franco Mufinda lembrou que o “caso 26” chegou de Portugal no dia 18 de Março. Tem 25 contactos e do diagnóstico feito, já produziram oito casos positivos.

Franco Mufinda explicou que os casos importados são infecções que ocorrem fora do país de residência. Esclareceu, também, que a transmissão local refere-se à infecção de uma pessoa que não esteve em nenhum país com registo da doença, mas teve contacto com um caso importado e em que a fonte de infecção seja conhecida.

Em relação à transmissão comunitário ou sustentada, argumentou que se trata de um caso infectado que não esteve nos países com registo da doença e transmite à outra pessoa, que também não viajou (casos de transmissão do vírus entre a população).  Para o governante, o país regista, neste momento, 36 casos positivos, com dois óbitos, 11 recuperados e 23 activos estão clinicamente estáveis. Disse que o laboratorial nacional processou 4.0 75 amostras, com 36 casos positivos e 3.414 negativos.

Franco Mufinda indicou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) recebeu 146 chamadas, 145 das quais foram pedidos de informação sobre a Covid-19 e uma denúncia por violação de quarentena domiciliar. Em quarentena institucional estão mil e cinco pessoas controladas em todo o país, enquanto os casos suspeitos investigados são 414 e os contactos directos e ocasionais somam 996. Das acções realizadas a nível das províncias, segundo o governante, destacam-se a palestra no Hospital Provincial de Caxito e sensibilização da população dos municípios do Ambriz, Bula-Atumba e Pango-Aluquém, na província do Bengo.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

HOME OFFICE: UM JEITO MODERNO DE "FAZER" DINHEIRO

O mundo moderno é cada vez mais exigente. Várias formas de trabalhar têm surgido nos nossos dias, se olharmos para evolução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. O trabalhar em casa ou fora do escritório tradicional, é outra inovação dos tempos modernos.
Home office hoje é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro. E como o assunto é relativamente recente em Angola, acho importante esclarecer certos pontos – e até mitos – sobre o trabalho realizado remotamente. Vamos a eles?

HOME OFFICE
1. HOME OFFICE NÃO SIGNIFICA TRABALHO EM CASA

Apesar desta ser a tradução literal do termo, no Brasil ele define de forma genérica o trabalho que é realizado em espaço alternativo ao escritório da empresa. Este local pode ser – ou não – o escritório em casa. Uma pessoa pode trabalhar “home office” em cafés, hotéis, aeroportos, táxis, parques…ou em casa.

Os termos mais exatos para definir esta modalidade de trabalho são: trabalho remoto, teletrabalho, trabalho à distância, ou o que acredito ser o mais adequado, trabalho portátil.
2. NÃO É TRABALHO PARA TODO MUNDO
Infelizmente nem todo profissional pode trabalhar home office. Quem é empreendedor e quer permanecer com uma empresa enxuta ou somente testar a viabilidade de uma ideia, pode abrir sua empresa na garagem de casa e começar a trabalhar. Já quem é colaborador de uma empresa depende de uma série de factores para ser candidato a este formato de trabalho.

3. HOME OFFICE NÃO É UM JEITO FÁCIL DE GANHAR MUITO DINHEIRO
Quando alguém procura o termo “home office” nas ferramentas de busca, aparecem muitas ofertas de “trabalhe sem sair de casa”. São promessas de renda extra onde o candidato tem a possibilidade de receber valores atractivos trabalhando somente algumas horas do dia. Obviamente, há sempre uma taxa de inscrição envolvida no processo. Na maioria das vezes, estas ofertas não passam de “esquemas” onde a única pessoa que trabalha pouco e ganha muito é a pessoa que está vendendo a promessa.

Existem duas maneiras de efectivamente trabalhar em casa: como empreendedor/autónomo, ou como contratado de uma empresa. Se você pretende abrir uma empresa home based, ou trabalhar em casa como autónomo, prepare-se para muita dedicação. Quem é seu próprio chefe sabe muito bem que o expediente não acaba no final do dia e a semana muitas vezes não termina na sexta-feira dia (o famoso dia do homem).

Se você trabalha em casa para uma empresa, a chance é grande de que também passe a trabalhar mais do que no escritório tradicional, já que as horas antes perdidas no trânsito acabam sendo revertidas em mais productividade. Além disso, no trabalho remoto não existem as pausas para o cafezinho ou as interrupções dos colegas: trabalha-se de forma mais contínua e, portanto, mais intensa.
4. NEM TODO DIA É DIA DE HOME OFFICE
Quem trabalha em home office não fica longe da empresa 100% do tempo. Na realidade, o mais comum em programas de teletrabalho é que o colaborador fique remoto em torno de dois a três dias na semana. E mesmo quem trabalha todos os dias no home office precisa comparecer em reuniões presenciais na empresa no mínimo a cada 15 dias.

5. PIJAMA, MAJUCO E PANTUFA NÃO COMBINAM COM A HOME OFFICE
Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar. Quem trabalha em casa e fica de pijama, ou sem camisa, acaba reflectindo este desleixo na qualidade das suas tarefas. Se o hábito faz o monge, um traje não profissional pode contaminar a seriedade do trabalho e reduzir a credibilidade e até a auto-estima do colaborador. Esta insegurança pode acabar vindo à tona, principalmente na hora de falar com os clientes ao telefone. Em casos extremos, o comportamento relapso no home office pode levar até à depressão.

Isto não significa, claro, que seja necessário colocar fato (terno) e gravata todos os dias. O importante é trabalhar com uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros. Inclusive preparando o colaborador para atender a uma eventual reunião de última hora por vídeo-conferência. Camisa pólo e jeans, por exemplo, são coringas. Maquiagem leve para as mulheres e barba aparada para os homens também ajudam na inspiração e na motivação.
6. O HOME OFFICE NÃO É UM MAR DE ROSAS 
Muita gente acha que se começar a trabalhar em home office vai poder dormir até as onze horas da manhã, passear e ir ao shopping avennida quando bem entender, beber uma cervejinha com os amigos no meio da tarde. E trabalhar quando sobrar um tempinho.

Mas para funcionar com productividade, o home office exige um grande auto-controlo e uma dose extra de disciplina. Disciplina para lidar com “tentações” como a geleira (geladeira) e a TV a dez passos de distância, disciplina para saber a hora de começar e de terminar o expediente, disciplina para organizar o espaço de trabalho e para gerenciar o andamento de suas tarefas e não se perder nos prazos.

Além disso, trabalhar em casa pode gerar uma sensação de isolamento, problemas familiares e queda de concentração por conta de ruídos domésticos, distrações, demandas de filhos e cônjuges.
7. … MAS É O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA TRABALHAR
Apesar dos desafios, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. Com o trabalho remoto evitam-se as várias horas e o enorme stress causados pelo trânsito no trajeto entre casa e trabalho. O tempo que o colaborador ganha escapando dos congestionamentos (engarrafamento) de LUANDA ou qualquer outra cidade do mundo, pode ser utilizado para praticar exercícios, acompanhar o filho no médico, relaxar, ou até mesmo adiantar as tarefas para garantir tempo livre num outro momento. Com a redução do stress no trânsito e a possibilidade de controlar a qualidade da própria alimentação, quem sai ganhando é a saúde do colaborador.

Além disso, trabalhar em home office aumenta a motivação e reduz interrupções de colegas e reuniões desnecessárias, aumentando a produtividade. Bom para o colaborador, melhor ainda para a empresa que o emprega. Esse seria um bom período para as empresas usar esse mecanismo de trabalho, se a ideia é não sair de casa para prevenir-se da Covid-19.

Adaptado por Custódio Nelo Jacinto

EM DESTAQUE

TRUMP ACUSA PFIZER DE ATRASAR NOTÍCIA DA VACINA PARA O PREJUDICAR

Donald Trump aludiu hoje novamente a uma alegada conspiração para que a informação preliminar sobre a vacina contra o coronavirus fosse divu...

MARCADORES