segunda-feira, 4 de maio de 2020

COVID: 19 OMS NEGA TER IGNORADO AVISOS SOBRE TRANSMISSÃO ENTRE HUMANOS

A Organização Mundial de Saúde negou hoje ter ignorado avisos do centro de controlo de doenças de Taiwan sobre a transmissibilidade entre humanos do novo coronavírus no final de dezembro do ano passado.

SEDE DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

Respondendo a uma pergunta colocada na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, o representante do departamento legal da organização, Steve Solomon, reconheceu que Taiwan enviou à OMS um 'email' em 31 de dezembro pedindo informação sobre "sete casos de pneumonia atípica" que se tinham verificado na cidade chinesa de Wuhan, epicentro do que viria a ser a pandemia da covid-19.

O 'email' não era um aviso e só continha informação que a OMS já tinha detectado", afirmou Steve Solomon, que reiterou que aquela agência das Nações Unidas não ignorou qualquer aviso sobre a transmissibilidade entre humanos e que, dias depois do 'email', mesmo quando ainda não havia certeza sobre essa transmissibilidade, as orientações da OMS aos seus membros já se baseavam na possibilidade de ocorrer contágio entre seres humanos.
Solomon leu o 'email' de 31 de dezembro na totalidade, em que se afirmava que "meios de comunicação indicam que há pelo menos sete casos de pneumonia atípica registados em Wuhan".


Quanto à participação de Taiwan -- mesmo que como observador - na Assembleia Mundial da Saúde, a reunião magna dos países membros da OMS, vetada pela China, Solomon afirmou que "o secretariado da OMS não tem qualquer autoridade para decidir" sobre o assunto, apenas os estados membros podem mudar esse estatuto.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um milhão de doentes foram considerados curados no planeta.
Em Angola, morreram 02 pessoas das 35 confirmadas como infetadas, e há 11 casos recuperados e 22 pacientes estáveis, de acordo com a Comissão Interministerial de Resposta e Combate a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TRUMP ACUSA PFIZER DE ATRASAR NOTÍCIA DA VACINA PARA O PREJUDICAR

Donald Trump aludiu hoje novamente a uma alegada conspiração para que a informação preliminar sobre a vacina contra o coronavirus fosse divu...

MARCADORES