terça-feira, 18 de agosto de 2020

"A JUSTIÇA EM ANGOLA É UMA UTOPIA"

São várias as histórias de maus procedimentos no sector da Justiça em Angola. Os casos mais mediáticos dos últimos tempos fazem com que cada um reflicta sobre quê PAÍS temos ou teremos no país.



Paulo Txissola, jovem Angolano, Natural da província de Luanda, nascido aos 25 de Maio é formado em Direito pela Universidade Independente de Angola. Convidado para uma conversa, o Jurista conta que não vê em Angola uma justiça comprometida com o bem-estar dos tribunais em representação do povo.

"A Justiça em Angola, ainda é uma utopia. Os Tribunais, apesar de serem órgãos de Soberania, ainda permite-se que a Política intervenha nas suas decisões".

Para Paulo Txissola os Tribunais estão de certa maneira politizados. "É só repararmos a forma como estão a ser ou como foram julgados os casos recentes (Ex: 500 MILHÕES DE DÓLARES), envolvendo o dinheiro do Estado", acrescentou.



Numa conversa super agradável e relaxante em tempos de Pandemia, Paulo revelou o motivo de ter escolhido a formação é ciências jurídicas.

"Escolhi o curso de Direito, porque conta com uma área de actuação bastante ampla, o que costuma ser um atractivo diante da flexibilidade que proporciona e é importante entender os benefícios oferecidos pelo curso". Você conhece melhor os seus direitos, desabafou.

De acordo com Paulo "conhecimento nunca é demais e infelizmente quando não sabemos quais são os nossos direitos, podemos entender a lei, quais são as suas garantias previstas, ajudam a lhe dar com os problemas".

Paulo Txissola explicou que a área proporciona uma diversidade de carreiras apesar da advocacia ser a mais comum quando se fala sobre o curso. "O curso tem relação com diversas profissões" finalizou.


QUAIS SÃO OS PLANOS PARA FUTURA CARREIRA COMO JURISTA


Um dos meus grandes objectivos é me potencializar a cada dia, para dar respostas e tratamento a altura em matérias jurídicas e a ajudar o nosso país a desenvolver o nosso sistema jurídico.

SE TIVESSE QUE ESCOLHER OUTRO CURSO, QUAL SERIA?


Gestão de Recursos Humanos, por ser aplicação de um conjunto de conhecimentos técnicos administrativos especializados no gestão das relações das pessoas, para atingir objectivos organizacionais. Uma área que requer muita estratégia que irá exigir de mim desenvolvimento a cada dia.



Pensar que o Jurista só sabe vestir os fatos mais badalados, o "último grito" da Louis Vuitton e carregar uma 'pilha' de livros nas mãos é uma autentica utopia. Num outro capítulo da conversa com Câmia Cuenda, Paulo falou sobre sua maior paixão (FOTOGRAFIA) que lhe "permitiu ver e aprender a ser muito criativo e dinâmico".

"A minha paixão pela fotografia começou em 2015, quando entrei num projecto com dois amigos (Sílvio e Jaime )".


A fotografia é a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície. "Através da fotografia consegui ver além daquilo que a lente me permitia ver e aprendi a ser muito criativo e dinâmico", revelou.

COMO AS PESSOAS O DESCREVEM?

As pessoas descrevem-me como um jovem com uma auto-estima elevada, que está sempre bem disposto para novos desafios, pois não vejo obstáculos para alcançar o pretendido, um jovem calado com uma mente barulhenta.

SE FOSSE PRESIDENTE DA REPÚBLICA O QUE MUDARIA NO SEU PAÍS?


  • O sistema educacional do País.
  • A Saúde
  • A Agricultura
  • Incentivo no Turismo
  • Combate à pobreza
  • E a luta a corrupção

QUANDO OLHA PARA OS PROBLEMAS QUE O PAÍS VIVE, O QUE LHE VEM A CABEÇA?

Tenho dito o seguinte: Se queremos mudar uma nação, temos de investir em nós, Mentes brilhantes nação desenvolvida. E assim estaremos a busca de mecanismos para dirimir os problemas do país.



Empreendedorismo é outra área de interesse de Paulo que pretende continuar na Red Carpet. "acabei tendo uma visão ampla em negócios, organização pessoal, Organização financeira.Posso afirmar que a Red Carpet ajudou-me muito e é uma família".

CONTE-NOS ALGO INÉDITO SOBRE VOCÊ?

"Parece que não mas, sou muito romântico"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TRUMP ACUSA PFIZER DE ATRASAR NOTÍCIA DA VACINA PARA O PREJUDICAR

Donald Trump aludiu hoje novamente a uma alegada conspiração para que a informação preliminar sobre a vacina contra o coronavirus fosse divu...

MARCADORES